O QUE DEVE SABER

Antes de viajar não esqueça...

Analgésico e antipirético para as dores e febres.
Anti-histamínico para alergias, comichões de picadas de insetos e enjoos em viagens.
Medicamentos para náuseas e vómitos.
Mistura hidratante, para o tratamento de diarreia, particularmente importante se viaja com crianças.
Um desinfetante.
Pensos, algodão, tesoura (só permitida na bagagem de porão do avião) e termómetro (notar que os termómetros de mercúrio são proibidos pelas companhias aéreas.)
Repelente de insetos, protetor solar e batom contra o cieiro.
Pastilhas contra a dor de garganta.
Seringas e agulhas se estiver sob tratamento com algum medicamento injetável (só permitidas na bagagem de porão do avião, salvo autorização especial).

Por motivos de segurança, é proibido o transporte de determinados objetos como bagagem de mão:
corta unhas
limas
canivetes
tesouras
facas ou objetos cortantes
brinquedos que imitem armas
sprays
isqueiros
ferramentas
bastões
armas/munições

Antes de viajar verifique se é portador dos seguintes documentos:

Bilhetes ou Reserva de Avião,
Voucher do Hotel,
Transfers,
Excursões, etc.
É importante verificar o Programa/Itinerário de viagem e reconfirmar os voos com 72h de antecedência. O não cumprimento desta norma pode dar origem ao cancelamento do lugar confirmado

Na Programação da Agência todas as viagens organizadas incluem o seguro Mutliviagens.
Na Programação de outros operadores turísticos vendida através da Agência Youtravel   poderão ou não estar incluídos seguros, e com garantias e capitais distintos deste.
Para estes casos, bem como para todas as viagens efetuadas à medida, a Agência Youtravel   tem igualmente disponível a venda do seguro Multiviagens .  Por favor consulte-nos.
Em todas as viagens a efetuar para fora da Europa recomendamos a aquisição do complemento ao seguro base de despesas médicas.
Em todas as viagens que possam incluir no destino a prática de desportos considerados como “perigosos” (mergulho, mota de água, buggy entre outros), recomendamos a aquisição do complemento para Desportos radicais. Recomendamos também seguros específicos para a prática de desportos de Inverno.
É aconselhável que leia atentamente a apólice do seguro que adquiriu. Sempre que ocorrer um sinistro e pretenda ativar o seu seguro, deverá de imediato e no momento da ocorrência, entrar em contacto com a empresa de assistência em viagem, através do número destacado na apólice do seguro. Seguidamente deverá atuar de acordo com as indicações dadas pela empresa de assistência em viagem, bem como, guardar todos os comprovativos de eventuais despesas para fazer devida prova destas despesas. Poderá usar igualmente este número se necessitar de qualquer tipo de assistência em viagem.
O seguro nunca deverá ser ativado após o regresso de viagem.

Todos os passageiros, incluindo crianças e bebés, devem possuir um documento de identificação com fotografia:
Dentro da União Europeia: Bilhete de Identidade válido
Fora da União Europeia: Passaporte
Ainda é possível viajar para os EUA com o passaporte de leitura ótica (emitidos a partir de 2002) ou o passaporte eletrónico. No entanto é necessário pedir uma autorização de entrada E.S.T.A. através deste  LINK.
As cédulas pessoais, identificações militares ou judiciais, não são válidas para transpor as fronteiras portuguesas.
Todos os documentos deverão estar dentro dos limites de validade indicados.
Certos países exigem que o Passaporte tenha ainda, pelo menos, 06 meses de validade.

São necessárias para alguns países, sendo o risco de infeção muito maior em crianças e grávidas. As vacinações devem ser feitas com algum tempo de antecedência, pois algumas requerem uma dose inicial seguida de um reforço. Algumas vacinas não podem ser administradas ao mesmo tempo que outras. Os comprovativos de todas as vacinas devem ser feitos num certificado internacional de vacinas administrado nos centros de vacinação internacional.
Consulte-nos sobre as vacinas obrigatórias para o destino escolhido.
Aconselhamos   consulta nos os centros de vacinação mais próximos da sua zona de residência.

Não é aconselhável a mulheres grávidas viajarem para destinos onde seja necessário tomar vacinas contra doenças perigosas como a febre amarela. Algumas doenças são muito mais perigosas para uma mulher grávida (e aumentam o risco de morte à nascença) como é o caso da malária. Regra geral, as companhias aéreas permitem o transporte de grávidas até às 36 semanas.
Para além deste período é necessário autorização médica.

O jet lag é uma consequência de viagens aéreas para destinos com uma dierença horária superior a três horas. Ocorre porque muitas das funções do corpo humano (temperatura, ritmo cardíaco e necessidades fisiológicas) são reguladas por ciclos internos de 24 horas.
Quando se viaja longas distâncias rapidamente, o corpo humano demora algum tempo (normalmente três dias) a ajustar-se ao novo fuso horário.
No leque dos sintomas estão a fadiga, a desorientação, a insónia, a ansiedade, falta de concentração e perda de apetite.
A direção em que se viaja é determinante. Viajar em direção a Este provoca mais alterações do que viajar para Oeste. Tal acontece pois quando se viaja para Oeste está-se a aumentar a duração do “dia”; contrariamente, se viajar para Este encolhe-se o seu “dia”.

As formas de minimizar estes efeitos passam por:
Dormir e comer num horário próximo do fuso horário de destino antes de partir.
Descansar bastante antes da viagem e evitar preocupações de última hora.
Para voos muito longos (especialmente para Este) tente fazer uma escala durante a viagem.
Beba muita água, tente fazer exercício e evite beber álcool.
No avião, utilize roupas leves, máscara e tampões para os ouvidos para dormir melhor.

Utilize malas fáceis de serem transportadas. Limite a sua bagagem a uma mala e um saco de mão por pessoa.
 Os limites de peso e dimensões das malas variam de companhia para companhia e de acordo com o destino da viagem.
Algumas companhias cobram taxas adicionais pela bagagem de porão, e até pela bagagem de mão.
Se desejar obter informações mais precisas sobre o transporte da bagagem na sua viagem, por favor consulte-nos.
Retire os elementos de viagens anteriores e coloque uma identificação no exterior e no interior da mala.
Leve na bagagem de mão os medicamentos, os valores e alguns artigos de primeira necessidade para o caso da bagagem de porão se extraviar.
Se transportar líquidos na sua bagagem de mão, deve respeitar o limite de 100 ml por recipiente, apresentando-os separadamente do resto da bagagem, dentro de um saco transparente, que possa ser aberto e fechado de novo. Consulte a lista de artigos proibidos e as novas restrições ao transporte de líquidos. Se tiver dúvidas, por favor consulte-nos.
Conheça, e respeite, as restrições do país para onde vai viajar relativamente à importação de produtos de origem vegetal ou animal.
Evite transportar presentes embrulhados na bagagem de mão. Poderá ter de desembrulhá-los no controlo de raio X.
Qualquer extravio, destruição ou avaria da bagagem, depois de ter sido despachada, é da responsabilidade da transportadora.
Deve apresentar uma reclamação à companhia aérea logo após o incidente. O comprovativo da reclamação é essencial para acionar o seguro de bagagem que possuir.

Contacte-nos para que lhe seja facultada toda a informação referente aos procedimentos necessários. O transporte na cabine ou no porão depende do tamanho do animal.

Um cigarro eletrónico ou e-cigarro é um dispositivo eletrónico que tenta simular o ato de fumar.  Pode assemelhar-se a um cigarro normal, tanto no formato como no funcionamento, e pode até simular fumo, embora este seja vapor.
Possui, de um modo geral, 3 elementos comuns:
boquilha (cartucho)
dispositivo de aquecimento (câmara atomizadora)
bateria (normalmente, uma bateria recarregável de iões de lítio e um sistema eletrónico de leds emissores de luz colorida).
Apesar de os cigarros eletrónicos não serem proibidos por lei, o seu uso a bordo pode causar problemas e o seu consumo não é permitido a bordo dos aviões da TAP. No entanto, podem ser transportados na bagagem de mão.

Certifique-se que tem todos os documentos necessários para o país para onde pretende viajar , recomendamos que consulte a pagina portal das comunidades – conselho aos viajantes
https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/conselhos-aos-viajantes