COVID 19

INDICAÇÕES ÚTEIS

Estamos permanentemente a acompanhar a evolução do surto do novo Coronavírus Covid-19 emitidas pelas entidades nacionais e internacionais competentes, designadamente a IATA (International Air Transport Association), pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo European Centre of Disease Prevention and Control, bem como pela Direção Geral de Saúde e, igualmente, pela entidade aeronáutica nacional, ANAC.

FAQ

As medidas de segurança  e proteção nos vários países  variam de acordo com as politicas de cada governo e com a  evolução da situação epidemiológica em cada país influenciando as regras  fronteiriças  para quem viaja.

Aeroportos, companhias aéreas e hotéis  há alguns meses que  tem vindo a melhorar e afinar  medidas e procedimentos que visam garantir e respeitar a normas de higienização e distanciamento social aconselhado para evitar a propagação do Vírus Covid_19.

As viagens retomam o seu ritmo e já é possível viajar, sendo no entanto essencial que se informe antecipadamente sobre todas as medidas exigidas pelo país para onde pretende viajar, que documentações e procedimentos.

Tendo em conta a forma de propagação deste vírus, existem algumas diretrizes que deverá ter em conta se for viajar, nomeadamente: evitar permanecer um longo período em locais com grande densidade ou passagem de pessoas. Outra medida é optar por fazer voos diretos para não ter de fazer escala em mais que um aeroporto.  Aconselhamos a que leve consigo os contatos úteis que podem vir a ser necessários como o da Embaixada e dos serviços de saúde do destino para o qual vai viajar.

Para além destas recomendações é muito importante viajar com um seguro de viagens. 

Deixamos-lhe ainda as recomendações estabelecidas pela DGS que deverá ter em conta:

• Uso de Máscara em transportes e lugares públicos;
• Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão, esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;
• Reforçar a lavagem das mãos antes e após a preparação de alimentos, antes das refeições, após o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;
• Usar, em alternativa, para higiene das mãos, uma solução à base de álcool;
• Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;
• Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida;
• Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
• Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias.

Em seguida disponibilizamos links onde poderá encontrar informação atualizada sobre as aberturas de fronteiras e medidas implementadas nos vários destinos:

Destinos na EUROPAhttps://reopen.europa.eu/pt/

OUTROS Destinoshttps://www.iatatravelcentre.com/international-travel-document-news/1580226297.htm

Sugerimos igualmente a consulta ao portal das comunidades :

https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/conselhos-aos-viajantes