This Week’s Top Stories About Easter – parte 2

Vivemos numa era em que os símbolos fazem parte do nosso dia a dia, quem nunca colocou um emoji nas suas mensagens seja em que ferramenta for? Os símbolos reforçam a nossa comunicação, estados de espirito e até linguagem comercial!

Estamos em plena época Pascal em que cada cultura a vive de uma forma especifica, existindo mesmo locais onde a Pascoa é vivida de uma forma mais intensa que o Natal  e época na qual os símbolos estão bem presentes !

Inevitavelmente em qualquer supermercado temos de contornar as inúmeras prateleiras recheadas de ovos e coelhos de chocolate e porquê? É tão natural adquirimos estas “ iguarias” que muitas vezes não nos questionamos ou nos esquecemos do seu significado. Aos coelhos e ovos é atribuído o símbolo da fertilidade e da esperança de uma vida nova;

Mais comum nos meios rurais os Sinos anunciam, no Domingo de Pascoa, a celebração da Ressurreição de Jesus Cristo e à mesa é frequente o cabrito ou cordeiro que simboliza o cordeiro sacrificado por Moisés como forma de agradecimento a Deus pela libertação dos hebreus da escravidão no Egipto e o pão e vinho: o corpo e o sangue de Cristo.  

Estes são apenas pequenos exemplos de alguns símbolos da Páscoa, representações que fazem parte dos rituais da Semana Santa e que se referem às passagens para novos tempos e novas esperanças. Não é meu objetivo fazer grandes dissertações sobre o assunto, cada um fará o seu exercício interior, a ideia era apenas dar nota de alguns dos conteúdos simbólicos . A titulo de curiosidade o Folar da Páscoa ( oferecido pelas madrinhas aos seus afilhados ) , tradição que celebra ou simboliza a amizade e a reconciliação , segundo a lenda da Jovem Mariana…

Boa Páscoa !

4 thoughts on “This Week’s Top Stories About Easter – parte 2”

  1. Rosa Antunes

    O texto está fantástico ! Sempre com a assertividade e segurança que nos habituaram com as nossas viagens !
    Votos de Boa Pascoa Ana e Cláudia e respetivas famílias !
    Um grande Beijinho
    Rosa Antunes

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CALL ME
+
Call me!